.:Bem vindos a Galopando FM - Tocando a marca gaúcha! - Contato: galopandofm@gmail.com:.

O gaúcho e seu poncho

O gaúcho e seu poncho
O poncho (do quíchua: punchu) e ponche (do tupi-guarani), é uma vestimenta tradicional da América do Sul. O gaúcho do meio rural usa-o para proteção do frio e do vento, por sobre a vestimenta usual, sendo feito em teares com lã de ovelha. Nas cidades ainda se pode vê-lo em dias frios como sobretudo. Ainda serve como cobertor improvisado. Na América andina é feito de lã de lhama, alpaca ou vicunha. Comercialmente, por vezes são feitos com fibras sintéticas.

Consiste basicamente em um tecido de aproximadamente 3,5 x 2,5 metros com uma abertura no centro, para ser passada pela cabeça e apoiado nos ombros. É imprescindível que seja quente, ou tenha pouca permeabilidade à água, conforme o uso a que se destina.

No Brasil, seu uso data desde pelo menos o período colonial, pois testamentos seiscentistas de sertanistas paulistas já documentam a existência do poncho, trazido das possessões castelhanas provavelmente durante o período da União Ibérica.

Foi vestimenta usada por diversos grupos, como bandeirantes, tropeiros e gaúchos. Seu uso era bastante comum nas províncias meridionais do Brasil até o final do século XIX, incluindo São Paulo , Rio Grande do Sul e partes de Minas Gerais e do Centro-Oeste, todas estas regiões tradicionalmente fornecedoras de condutores de mulas (tropeiros).